Lubrificação industrial: tipos de óleos e seus usos

Lubrificação industrial: tipos de óleos e seus usos

A lubrificação industrial tem um papel muito importante na manutenção e desempenho das máquinas em ambientes industriais. Lubrificar os mecanismos é uma estratégia para garantir eficiência operacional e longevidade dos equipamentos.

Lubrificar significa aplicar uma substância entre duas superfícies em movimento para reduzir o atrito e, consequentemente, o desgaste entre elas. A lubrificação cria uma película protetora que facilita o deslizamento suave entre as partes, minimizando a geração de calor e o risco de falhas devido ao desgaste excessivo.

Porque usar um bom lubrificador industrial?

O principal objetivo da lubrificação industrial é proteger e prolongar a vida útil dos ativos. Isso é alcançado através da redução significativa do atrito e, por consequência, do desgaste entre as peças móveis das máquinas.

A lubrificação adequada ainda ajuda a:

  • Controlar a temperatura: dissipando o calor gerado pela fricção, evitando o superaquecimento dos componentes;
  • Prevenir a corrosão: formando uma barreira contra a umidade e substâncias corrosivas que podem danificar as peças;
  • Amortecer choques: reduzindo o impacto entre componentes, como nos dentes de engrenagens;
  • Remover contaminantes: auxiliando na limpeza interna das máquinas ao transportar partículas de desgaste e outras impurezas para filtros ou pontos de saída.

Princípios físicos da lubrificação

A eficácia da lubrificação é regida por leis físicas fundamentais que descrevem o comportamento do atrito entre superfícies:

  • Proporcionalidade ao peso: o atrito é diretamente proporcional à carga aplicada sobre as superfícies em contato;
  • Independência da área de contato: o atrito não depende do tamanho da área de contato, mas sim da qualidade da lubrificação e da suavidade das superfícies;
  • Diferença entre atrito estático e cinético: o atrito quando as partes estão em movimento (cinético) é geralmente menor do que quando estão paradas (estático), devido à presença da película lubrificante;
  • Redução pelo polimento e lubrificação: superfícies mais lisas e bem lubrificadas apresentam menor coeficiente de atrito.

Tipos de lubrificantes Industriais

Os três principais tipos de lubrificantes industriais são: óleos, aerossóis e graxas. Cada um sendo mais adequado para um tipo de aplicação. Os óleos por exemplo são ótimos para operações de alta velocidade, os aerossóis para aplicações precisas e rápidas, e as graxas para locais onde o óleo líquido escorreria.

Óleos

Compostos por um óleo básico e aditivos, os óleos lubrificantes são essenciais para aplicações que demandam alta velocidade e carga. Os óleos lubrificantes se destacam pela baixa viscosidade, o que resulta em menor perda por atrito e, consequentemente, baixa elevação de temperatura nos componentes.

Óleos minerais

Os óleos minerais são derivados diretamente do refino do petróleo bruto, o que os torna a opção mais econômica entre os tipos de lubrificantes. Contudo, essa vantagem econômica vem acompanhada de limitações, como a variação mais acentuada da viscosidade com a mudança de temperatura e a presença de impurezas que podem gerar acúmulos indesejados.

Devido a essas limitações, os óleos minerais requerem trocas mais frequentes em comparação aos seus contrapartes sintéticos e semi-sintéticos.

Óleos sintéticos

São elaborados através de processos químicos complexos que modificam a estrutura molecular do petróleo ou de outras matérias-primas.

Suas propriedades superiores incluem uma estabilidade de viscosidade muito mais consistente em uma ampla faixa de temperaturas e uma maior resistência à degradação química.

Embora mais caros, os óleos sintéticos oferecem desempenho superior, resultando em intervalos mais longos entre trocas e uma melhor proteção dos componentes da máquina.

Óleos semi-sintéticos

Os óleos semi-sintéticos representam um meio-termo entre os óleos minerais e os sintéticos, combinando as propriedades de ambos para criar um lubrificante com características balanceadas.

Essa mistura permite que os óleos semi-sintéticos ofereçam uma performance melhorada em relação aos minerais, com uma estabilidade térmica e resistência à oxidação mais próximas dos sintéticos, mas a um custo mais acessível.

Eles são uma excelente escolha para aplicações que requerem um desempenho superior ao dos óleos minerais, mas onde o custo dos sintéticos puros não se justifica.

Aerossóis

Esses produtos são especialmente formulados para serem dispersos em finas partículas, permitindo uma cobertura uniforme e precisa mesmo em áreas de difícil acesso.

Ideal para situações em que se precisa de uma aplicação precisa e direcionada, é um lubrificante versátil que pode ser utilizado em uma variedade de aplicações. Uma de suas vantagens é a fácil utilização e a rápida aplicação, o que o torna ideal para manutenções de rotina.

Graxas

As graxas se caracterizam pela sua consistência semi-sólida, elas oferecem propriedades únicas que as tornam adequadas para situações específicas onde os óleos líquidos podem não ser a melhor escolha.

As graxas são particularmente valorizadas em aplicações que requerem uma "permanência" do lubrificante, ou seja, em locais onde um óleo poderia facilmente escorrer ou ser expulso devido à gravidade ou forças centrífugas, como por exemplo:

  • Componentes que operam em baixas velocidades
  • Pontos de lubrificação de difícil acesso
  • Locais com variações de temperatura
  • Ambientes com presença de contaminantes

Como escolher o lubrificador industrial correto

Para escolher o lubrificante ideal, é preciso avaliar o tipo de máquina, quais são as condições operacionais, a compatibilidade química entre óleo e os materiais da máquina e os requisitos de viscosidade adequados.

  • Tipo de máquina e seus componentes: considerar o design, função e os materiais dos componentes internos;
  • Condições operacionais: é importante verificar temperaturas operacionais, velocidades, cargas e a presença de contaminantes como água e poeira;
  • Compatibilidade química: o óleo deve ser quimicamente compatível com os materiais da máquina, incluindo vedações, gaxetas e metais;
  • Requisitos de viscosidade: escolher a viscosidade adequada para permitir uma película lubrificante eficaz sob as condições operacionais da máquina.

Lubrificação industrial avançada

O avanço tecnológico permitiu o desenvolvimento de técnicas e equipamentos de lubrificação mais sofisticados, que oferecem precisão, eficiência e automação no processo de lubrificação.

Lubrificadores automáticos

São dispositivos que fornecem uma quantidade controlada de lubrificante em intervalos programados para pontos de lubrificação específicos, garantindo uma lubrificação consistente sem a necessidade de intervenção manual.

Sistemas de lubrificação centralizada

Sistemas projetados para fornecer lubrificante de um ponto central para múltiplos pontos de lubrificação em uma máquina ou em todo um sistema de máquinas, otimizando a eficiência e reduzindo o tempo de inatividade.

Monitoramento e condições de análise do óleo

Técnicas avançadas que utilizam sensores e análises laboratoriais para monitorar a condição do óleo e dos componentes da máquina em tempo real, permitindo a manutenção preditiva baseada na condição real do equipamento.

Os clientes Zanini Renk tem este serviço por meio do Field Assist 4.0, o sistema que oferece uma análise detalhada de óleo lubrificante, considerando: contagem de partículas, pressão, temperatura, umidade relativa percentual das partículas metálicas e a sua qualidade.

Óleos homologados

Os óleos homologados são aqueles que atendem às especificações e padrões definidos pelos fabricantes de equipamentos. Eles garantem compatibilidade e desempenho otimizado para os maquinários específicos.

A Zanini Renk destaca-se no mercado pela oferta de óleos homologados para uso em nossos equipamentos, assegurando compatibilidade e eficácia máximas.

Os óleos recomendados pela Zanini Renk possuem características de extrema pressão, essenciais para a proteção dos redutores sob cargas elevadas. Ademais, são formulados para resistir ao envelhecimento e incluem aditivos antiespumantes e anticorrosivos, fundamentais para a manutenção da integridade dos sistemas de lubrificação.

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