A lubrificação industrial tem um papel muito importante na manutenção e desempenho das máquinas em ambientes industriais. Lubrificar os mecanismos é uma estratégia para garantir eficiência operacional e longevidade dos equipamentos.
Lubrificar significa aplicar uma substância entre duas superfícies em movimento para reduzir o atrito e, consequentemente, o desgaste entre elas. A lubrificação cria uma película protetora que facilita o deslizamento suave entre as partes, minimizando a geração de calor e o risco de falhas devido ao desgaste excessivo.
O principal objetivo da lubrificação industrial é proteger e prolongar a vida útil dos ativos. Isso é alcançado através da redução significativa do atrito e, por consequência, do desgaste entre as peças móveis das máquinas.
A lubrificação adequada ainda ajuda a:
A eficácia da lubrificação é regida por leis físicas fundamentais que descrevem o comportamento do atrito entre superfícies:
Os três principais tipos de lubrificantes industriais são: óleos, aerossóis e graxas. Cada um sendo mais adequado para um tipo de aplicação. Os óleos por exemplo são ótimos para operações de alta velocidade, os aerossóis para aplicações precisas e rápidas, e as graxas para locais onde o óleo líquido escorreria.
Compostos por um óleo básico e aditivos, os óleos lubrificantes são essenciais para aplicações que demandam alta velocidade e carga. Os óleos lubrificantes se destacam pela baixa viscosidade, o que resulta em menor perda por atrito e, consequentemente, baixa elevação de temperatura nos componentes.
Os óleos minerais são derivados diretamente do refino do petróleo bruto, o que os torna a opção mais econômica entre os tipos de lubrificantes. Contudo, essa vantagem econômica vem acompanhada de limitações, como a variação mais acentuada da viscosidade com a mudança de temperatura e a presença de impurezas que podem gerar acúmulos indesejados.
Devido a essas limitações, os óleos minerais requerem trocas mais frequentes em comparação aos seus contrapartes sintéticos e semi-sintéticos.
São elaborados através de processos químicos complexos que modificam a estrutura molecular do petróleo ou de outras matérias-primas.
Suas propriedades superiores incluem uma estabilidade de viscosidade muito mais consistente em uma ampla faixa de temperaturas e uma maior resistência à degradação química.
Embora mais caros, os óleos sintéticos oferecem desempenho superior, resultando em intervalos mais longos entre trocas e uma melhor proteção dos componentes da máquina.
Os óleos semi-sintéticos representam um meio-termo entre os óleos minerais e os sintéticos, combinando as propriedades de ambos para criar um lubrificante com características balanceadas.
Essa mistura permite que os óleos semi-sintéticos ofereçam uma performance melhorada em relação aos minerais, com uma estabilidade térmica e resistência à oxidação mais próximas dos sintéticos, mas a um custo mais acessível.
Eles são uma excelente escolha para aplicações que requerem um desempenho superior ao dos óleos minerais, mas onde o custo dos sintéticos puros não se justifica.
Esses produtos são especialmente formulados para serem dispersos em finas partículas, permitindo uma cobertura uniforme e precisa mesmo em áreas de difícil acesso.
Ideal para situações em que se precisa de uma aplicação precisa e direcionada, é um lubrificante versátil que pode ser utilizado em uma variedade de aplicações. Uma de suas vantagens é a fácil utilização e a rápida aplicação, o que o torna ideal para manutenções de rotina.
As graxas se caracterizam pela sua consistência semi-sólida, elas oferecem propriedades únicas que as tornam adequadas para situações específicas onde os óleos líquidos podem não ser a melhor escolha.
As graxas são particularmente valorizadas em aplicações que requerem uma "permanência" do lubrificante, ou seja, em locais onde um óleo poderia facilmente escorrer ou ser expulso devido à gravidade ou forças centrífugas, como por exemplo:
Para escolher o lubrificante ideal, é preciso avaliar o tipo de máquina, quais são as condições operacionais, a compatibilidade química entre óleo e os materiais da máquina e os requisitos de viscosidade adequados.
O avanço tecnológico permitiu o desenvolvimento de técnicas e equipamentos de lubrificação mais sofisticados, que oferecem precisão, eficiência e automação no processo de lubrificação.
São dispositivos que fornecem uma quantidade controlada de lubrificante em intervalos programados para pontos de lubrificação específicos, garantindo uma lubrificação consistente sem a necessidade de intervenção manual.
Sistemas projetados para fornecer lubrificante de um ponto central para múltiplos pontos de lubrificação em uma máquina ou em todo um sistema de máquinas, otimizando a eficiência e reduzindo o tempo de inatividade.
Técnicas avançadas que utilizam sensores e análises laboratoriais para monitorar a condição do óleo e dos componentes da máquina em tempo real, permitindo a manutenção preditiva baseada na condição real do equipamento.
Os clientes Zanini Renk tem este serviço por meio do Field Assist 4.0, o sistema que oferece uma análise detalhada de óleo lubrificante, considerando: contagem de partículas, pressão, temperatura, umidade relativa percentual das partículas metálicas e a sua qualidade.
Os óleos homologados são aqueles que atendem às especificações e padrões definidos pelos fabricantes de equipamentos. Eles garantem compatibilidade e desempenho otimizado para os maquinários específicos.
A Zanini Renk destaca-se no mercado pela oferta de óleos homologados para uso em nossos equipamentos, assegurando compatibilidade e eficácia máximas.
Os óleos recomendados pela Zanini Renk possuem características de extrema pressão, essenciais para a proteção dos redutores sob cargas elevadas. Ademais, são formulados para resistir ao envelhecimento e incluem aditivos antiespumantes e anticorrosivos, fundamentais para a manutenção da integridade dos sistemas de lubrificação.