A mineração é uma atividade tradicionalmente associada a impactos ambientais negativos, entretanto, com avanços tecnológicos e o enriquecimento das pautas de sustentabilidade, novas práticas têm sido incorporadas a essa atividade.
A mineração tem sido percebida com novos olhos, práticas mais modernas, responsáveis e sustentáveis têm transformado a atividade, tornando-a menos prejudicial ao meio ambiente.
É aí que surge o conceito de mineração sustentável.
A mineração é responsável por cerca de 4% do PIB do Brasil. Os minérios são utilizados em praticamente todas as indústrias, portanto, a atividade é essencial para o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, o setor emprega cerca de 2,25 milhões de pessoas ao longo da cadeia.
Os pontos positivos da mineração são: a geração de empregos, a contribuição para o PIB e economia geral do país, o uso dos minérios em outras indústrias, o desenvolvimento da sociedade e a exportação. Tudo isso faz com que a mineração seja uma atividade econômica muito relevante no Brasil.
Os pontos negativos da atividade se relacionam com o desmatamento, a destruição da fauna e da flora, a contaminação das águas e a emissão de gases na atmosfera.
É por isso que a busca pela adoção da mineração sustentável é uma alternativa para que o desenvolvimento socioeconômico do país não custe caro em termos ambientais.
Adotando práticas que minimizam os danos ambientais e favorecem a recuperação das áreas afetadas pelas atividades mineradoras. Isso inclui o manejo adequado de resíduos, a reutilização de recursos, economia de água, utilização de fontes de energia renováveis, e a reabilitação dos locais,
O uso de tecnologias avançadas tem transformado a mineração em uma atividade mais segura, eficiente e menos prejudicial ao meio ambiente.
Além disso, quando se fala em mineração e sustentabilidade, é preciso envolver a comunidade na tomada de decisões. É necessário priorizar seus direitos e o bem-estar social.
Por isso, a formulação de políticas e práticas focadas em justiça social fazem parte do movimento pela mineração sustentável.
É a substituição e otimização das técnicas tradicionais por técnicas menos prejudiciais como por exemplo, a substituição de fontes de energia baseadas em carvão por alternativas renováveis.
Essa mudança permite que a atividade reduza de forma significativa a sua pegada de carbono.
Algumas das estratégias que podem ajudar a diminuir os impactos da mineração são: o reaproveitamento de rejeitos, a minimização do uso de água, a neutralização da emissão de carbono na atmosfera
O desenvolvimento tecnológico tem contribuído para alcançar estes objetivos, a automação e a digitalização por exemplo podem aumentar a eficiência da mineração, reduzindo seu impacto ambiental, além de tornar todo o processo mais seguro.
A mineração sustentável também engloba programas de recuperação das áreas afetadas, que tem como foco a preservação da biodiversidade e a proteção das espécies. Esses programas vão além das áreas afetadas pela mineração, se expandindo para outras áreas que podem estar ameaçadas.
Considerando a importância de respeitar os limites do nosso planeta, entendemos que devemos buscar alternativas sustentáveis em todas as práticas industriais. O setor de mineração é muito importante para a economia brasileira, e também deve buscar o equilíbrio entre exploração de recursos e proteção ao meio ambiente.
Políticas públicas bem estruturadas junto de um compromisso corporativo com a sustentabilidade são as bases para moldar um futuro mais verde.
Nós da Zanini Renk entendemos a importância das práticas sustentáveis e nos dedicamos a desenvolver tecnologias de alta qualidade e eficientes em termos energéticos, garantindo um processo mais sustentável nas indústrias.